Como Fazer Desinfetante Floral

Receita para fazer Desinfetante Floral
Este produto limpa e desinfeta, deixando no local um cheirinho agradável de flores, possui um tensoativo catiônico com propriedades bactericidas em sua formulação. Serve para a limpeza e desinfecção de vasos sanitários, azulejos, pisos, etc. Todo produto quimico deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Fórmula para 100 litros de desinfetante floral:
Essência Floral_____________________ 1 litro
Nonil Fenol Etoxilado (Renex 95)_______ 500 gramas
Opacificante (Brancol)_______________ 200 gramas
Bactericida (Quartenário de Amônio)______ 1 kg
Corante__________________________ q.s
Água q.s.p_______________________ 100 litros

Modo de preparar o desinfetante floral:

Em um recipiente adicione 50% da quantidade da água

Em um recipiente a parte misture a Essência, o Nonil Fenol e o Bactericida. Adicione essa mistura na água sob agitação.
Adicione o Opacificante (caso queira que fique transparente, não adicione o opacificante).
Adicione o corante diluído em água.
Pare a agitação e complete o volume com água para 100 litros.
Agite para homogeneização do desinfetante floral.
Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

22 pensamentos sobre “Como Fazer Desinfetante Floral”

  1. ola jose bom dia..fiz a sua formula de desinfetante floral..mas ficou bem rala…como q eu faço ela concentrada..pois naum compensa tanto para mim essa..tenhu um vizinho q revende e paga no concentrado 7,00 em meio litro.e faz 20 litros..como q posso fazer ele mais espesso?desde ja agradeço.e parabens pelo blog..

    1. Para fazer o concentrado é necessário concentrar os produtos químicos e diminuir a quantidade de água.Na formulação abaixo dá para fazer um concentrado de 1 litro, depois dissolver em 19 litros de água, totalizando 20 litros de desinfetante.Concentrados com pouca quantidade é difícil, pois a quantidade de matéria-prima necessária dificulta fazer um concentrado com apenas 500 mlFórmula para 1 litro de desinfetante floral concentrado: Essência Floral_____________________ 200 mlNonil Fenol Etoxilado (Renex 95)_______ 100 gramas Opacificante (Brancol)_______________ 40 gramas Bactericida (Quartenário de Amônio)______ 200 gramas Corante__________________________ q.s Água até completar 1 litroÉ só misturar os componentes e depois envasar em 1 frasco com capacidade para 1 litro. Na hora de preparar para uso, misturar em um balde com 19 litros de água, agitar para homogeneização.Um abraço!

    2. Olá Edimar DL!Na hora de comprar a base pronta é necessário saber os componentes que ela contém.Uma quantidade muita pequena de base concentrada para fazer um grande volume de desinfetante é difícil, a menos que esteja faltando componentes.Vale lembrar que um desinfetante para ter ação germicida é necessário que ele contenha agente bactericida, caso contrario ele apenas perfuma, mas não mata (desinfeta) os micróbios, germes e bactérias presentes no local.A formulação de desinfetante acima é uma fórmula industrial, parecida com os desinfetantes disponíveis no mercado.Quando for comprar um desinfetante, leia no rotulo a sua composição química.Um abraço!

  2. Olá Anônimo!Segue uma sugestão:Fórmula para 20 litros de desinfetante floral (concentrado): Essência Floral_____________________ 200 ml Nonil Fenol Etoxilado (Renex 95)_______ 100 gramas Opacificante (Brancol)_______________ 40 gramas Bactericida (Quartenário de Amônio)______ 200 gramas Corante__________________________ q.s Água q.s.p_______________________ 1000 ml (até completar 1 litro)Modo de preparo:Misture todos os componentes sob agitação lenta e envase na embalagem de 1 litro, a quantidade de corante deve ser determinada para os 20 litros previamente, em um teste piloto para os 20 litros de desinfetante.Diluir o produto em 19 litros de água, agitar para homogeneizar o desinfetante. Um abraço!

  3. gostaria de saber se a essencia colocada é pura ou desdobrada pois se for pra usar 1 litro da pura fica caro e aqui o desenfetante é 1,00 real. como faço pra desdobrar a ess~ençia pura coração me ajude josy

  4. Olá Josy!A essência é pura, mas você pode adicionar 500 ml (meio litro). Se a essência for boa o desinfetante ainda ficara com um cheiro bom.Um abraço!

    1. Olá Adriano Saldanha!Você encontra na loja abaixo:www.casadosaboeiro.com.brOu em revendedores de produtos químicos, verifique na sua lista telefônica.Um abraço!

    1. Olá Unknown!Geralmente a essência para desinfetante é oleosa, a menos que ela seja hidrossolúvel (contenha emulsionante/solubilizante).Para fazer com óleo (óleo de pinho ou eucalipto, por exemplo) deve ser feito testes, pois a quantidade de emulsionante/solubilizante muda para que o óleo se misture na água na hora do preparo do desinfetante.Caso contrario, o desinfetante pode ficar opaco ou o óleo ficar na parte de cima do frasco, não havendo uma boa homogeneização no produto.Um abraço!

  5. Boa tarde Josè Marcos; Essências 1×1000 o preço do kg é bem salgado. O que eu gostaria de saber é: Esse percentual que vc ultiliza em sua formula é com essência pura ou hidrossoluvel? Pergunto porque se eu usar 1 litro de essência pura a um custo de 120,00R$ ficaria cara esta formulação não é? Me tire esta duvida, por favor.

    1. Na concentração 1×1000 vai ficar muito fraco o cheiro do desinfetante.A Essência é pura, não precisa ser hidrossolúvel, pois a fórmula contem solubilizante.Pesquise fornecedores de produtos químicos para obter os melhores preços na aquisição das matérias-primas.

  6. Produzi um desinfetante e o mesmo ficou opaco e queria que ficasse transparente. Qual o produto que eu coloco para que o desinfetante fique bem transparente.Na minha formulação não coloquei brancol

    1. O que deixa ele opaco é a essência, se a essência não for bem solubilizada, ela não mistura adequadamente na água e o produto fica turvo.Para corrigir vai adicionando pequenas quantidades de Renex 95 e veja se ele fica transparente.Quando for fazer novamente, solubilize bem a essência, Renex e o quaternário de amônio todos juntos em um recipiente separado antes de adicionar na água do desinfetante.

    2. Vale lembrar também que a mistura de tensoativo aniônico (lauril éter sulfato de sódio, ácido sulfônico, etc.) com quaternário de amônio também pode deixar o produto opaco e perder o efeito bactericida, pois são incompatíveis entre si.Verifique a formula e componentes que você esta utilizando na fabricação do seu desinfetante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.